A MARCA

A marca  comemorativa é resultado de um concurso (Edital 01/18), que envolveu toda a comunidade acadêmica. O vencedor foi o técnico administrativo do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), Flávio Lopes. Abaixo, o memorial descritivo feito pelo autor.

 

MEMORIAL DESCRITIVO 

A marca comemorativa alusiva aos 25 anos da “UEPA” apresenta três traços elípticos de tipografia contemporânea e estabelece uma relação harmoniosa e aprazível com a sigla e assinatura. O que assegura sua legibilidade e integridade visual.

 

É importante ressaltar que a marca comemorativa está sendo criada com o objetivo de projetar uma mensagem emocional e difundir o ano aniversário da “IES”, a partir de duas linhas de pesquisa: A primeira procura evidenciar a trajetória e valor da Universidade junto à comunidade acadêmica e, também, junto à sociedade, uma vez que não mede esforços para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão. O que já alcança dez de doze regiões. Essa primeira linha de pensamento evidencia os rios que se encontram e cercam o nosso estado e toda região da Amazônia. Além de focalizar por meio do desenho de um ribeirinho (mostrado de forma vasada no traço elíptico na cor vermelha), que utiliza os rios como forma de deslocamento e comunicação.

 

A segunda linha de pensamento procura retratar a diversidade da fauna existente na região Amazônica. Faz referência a um pássaro pousando na copa das árvores. Imagem que tem por objetivo mostrar por meio da associação a pluralidade, o compromisso e a excelência acadêmica da Instituição, que se predispõe a formar profissionais éticos e com responsabilidade social; a estrela que aparece vazada no traço azul simboliza o desenvolvimento do estado e da região norte e mostra, claramente, a importância da Uepa no cenário nacional e internacional, que mantém, sempre, um diálogo permanente com a sociedade.

 

As cores utilizadas nos traços estão em conformidade com a Resolução nº 2977/16-CONSUN, Art. 31, de 22 de junho de 2016, são cores representativas da Universidade, conforme áreas de conhecimento: azul (tecnologia), verde (saúde) e vermelho (educação).

DOWNLOADS