APRESENTAÇÃO

Criada no dia 18 de maio de 1993, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) surgiu da fusão das Faculdades Estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação. Atualmente, a Universidade chega a onze das doze regiões de integração do Pará. São 20 Campi; cinco na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra e Castanhal.

 

Atualmente, são mais de 16 mil alunos matriculados nos 31 cursos de graduação, nos cursos à distância e na Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu; 921 docentes e 2.386 servidores. A Uepa desenvolve diversas ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Saúde, da Educação e da Tecnologia. Só em 2017 foram 478.348 atendimentos nos serviços de saúde prestados pela Universidade.

 

A Universidade conta ainda com as ações da Editora Universitária e do Centro de Ciências e Planetário, que contribuem para a divulgação, inovação, credibilidade e a popularização da ciência, e se destaca por ser pioneira em algumas ações, entre elas, a oferta do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (2016) e especialização em Docência em Educação Indígena Escolar (2017); e a instalação do Instituto Confúcio em Belém, que hoje já conta com mais de 300 alunos matriculados em 15 turmas do curso livre de Mandarim.

 

JUBILEU DE PRATA

No ano de 2018, a Uepa comemora com muito orgulho 25 anos de existência. São 25 anos contribuindo no dia a dia para o desenvolvimento do Pará. Com o slogan: 'Raízes na Amazônia, conhecimento para o mundo', comemorar 25 anos de criação vai muito além do ato formal e institucional. São 25 anos de presença e contribuição no desenvolvimento do imenso estado do Pará, mantendo em todo esse período, a missão de produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos e com responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

E ao longo de todos esses anos, as ações da Universidade seguem firmes voltadas a excelência acadêmica, por meio de um diálogo permanente com a sociedade. Diálogo, que se amplia ainda mais hoje, com a contemporaneidade, os recursos e as possibilidades da internet e das mídias sociais. Completar este aniversário em 18 de maio é celebrar 25 anos de história. História na qual a Universidade se orgulha de ter construído parcerias, contando sempre com o apoio de pessoas e organizações para levar ensino gratuito e de qualidade às macrorregiões do Pará.

 

São 25 anos que misturam história e modernidade, compromisso, ação e conhecimento para o mundo.